As 8 Principais Causas da Queda de Cabelo e Como Evitá-las

A queda de cabelos possui diversas causas, mas algumas podem impactar muito mais os fios. Conheça as principais causas da queda de fios de cabelos e saiba como evitar cada uma delas.

causa-da-queda-de-cabelo

1 – Alterações hormonais

Os hormônios têm um papel importante no crescimento e na saúde do cabelo. Qualquer mudança no quadro hormonal de homens ou mulheres pode alterar o ciclo de vida dos fios e deixá-los mais fracos.

Como evitar: mantenha uma dieta balanceada, pratique atividades físicas e faça exames frequentemente para controlar as taxas de hormônio e tratar o problema se necessário.

2 – Má alimentação

Os cabelos precisam de nutrientes para se manterem saudáveis, eles também consomem vitaminas e proteínas que ingerimos através da alimentação. Quando a alimentação possui um baixo teor nutricional ou é rica em gorduras e açúcares, os cabelos sentem a falta de nutrientes e ficam mais fracos, podendo cair com facilidade.

Como evitar: adote um cardápio variado e rico em alimento saudáveis e naturais, como verduras, legumes, frutas e proteínas. Evite os alimentos ricos em gordura, os industrializados, fast food e consuma doces em pequenas porções.

3 – Estresse

o estrese faz com que o corpo libere substancias agressivas para o cabelo, como o cortisol. Esse hormônio atua nos fios e faz com que fiquem mais fracos e também com ciclo de vida menor, assim, eles caem mais rápido e demoram para crescer novamente. O estresse ocasiona a queda de cabelo em pessoas de ambos os sexos.

Como evitar: procure manter uma rotina organizada e mais tranquila, evite situações estressantes e procure dormir bem manter uma atividade relaxante, adotar um hobby e respeitar o seu tempo de descanso.

4 – Agressões

O cabelo sofre muitas agressões e nem mesmo nos damos conta de que estamos fazendo mal para eles. O uso de secador, de chapinha, banhos muito quentes, penteados que forçam a raiz do cabelo, dormir com ele molho, usar bonés e chapéus, pentear vigorosamente são alguns exemplos de agressões que podem causar a queda dos fios.

Como evitar: Seja gentil com seu cabelo, evite cada uma das situações citadas acima e sempre utilize um xampu e condicionador apropriados para seu tipo de cabelo, mantendo-o bem hidratado e sempre limpo.

5 – Hereditariedade

Quem traz consigo o gene que causa queda do cabelo não tem como retirar isso de si mesmo, mas pode evitar que ele se manifeste mantendo hábitos saudáveis e cuidando bem dos cabelos.

Como evitar: mantenha uma alimentação equilibrada, não agrida os fios, pratique atividades físicas, elimine o estresse, evite o uso de cigarro e controle sua saúde e taxas hormonais.

6 – Medicamentos

Muitas substâncias podem ocasionar a queda dos fios, porém, há alternativas que não ocasionam o problema. Esteja atento se caso seu cabelo começar a cair e converse com o médico para trocar o remédio que você utiliza.

Como evitar: faça uso apenas de medicamentos indicados pelo seu médico e evite ao máximo a automedicação.

7 – Envelhecimento natural

A chegada da idade traz muitas mudanças no corpo e os cabelos tampem sentem isso. É comum homens e mulheres maduros apresentarem o enfraquecimento dos cabelos e sua queda.

Como evitar: Procure manter uma vida equilibrada em todos os sentidos para manter o corpo saudável e nutrido.

8 – Cigarro

O tabaco é um grande inimigo de todo o organismo, e isso inclui os cabelos. O uso de cigarro compromete a circulação sanguínea e faz com que os cabelos não recebam os nutrientes que precisam.

Como evitar: não fume.

É possível prevenir todos esses problemas ou e minimizar seus efeitos, então, mantenha uma vida equilibrada para que isso se reflita em seus cabelos também.

Se quiser mais informações, assista o vídeo abaixo: